A vida religiosa dos Teuto-russos (Parte 3)

       OS BESPOPOWTESCHINI: anticlericais (Priesterlose) não aceitavam o sacerdócio eclesiástico formado, mas somente reconheciam os anciãos e os presbíteros que atendiam os serviços da congregação. Dividiam-se em vários grupos menores sem um sistema comum.
           Esses últimos grupos faziam parte da STAROWERZI e e contavam, em certos períodos, com mais de 10 milhões de adeptos na Rússia. Mesmo no palácio czarino havia muitos seguidores dessa seita.
         Muitos dos Starowerzi foram perseguidos na Polônia, na Lituânia e em partes da Rússia  Houve épocas que conseguiam mais tolerância. Mesmo assim, muitos emigraram para outros países, alguns com tendências liberais emigraram para a América do Norte ou do Sul, porém sempre permaneciam alguns elementos no país de origem.
       OS DUCHOBORZI: lutadores espirituais (Geisteskaempfer) uma mescla de gnósticos místicos e fanáticos com tendências de protestantismo mistico, racionalismo e teosofia. Idealizavam os sacramentos como os Quakers. Não seguiam o texto bíblico, mas o espirito; não um Cristo fora de nós, mas uma luz interna (inneliches Licht), dentro de nós que Deus acende na consciência de cada um. Não aceitavam ordens sacerdotais, não admitiam juramentos e submissão restrita, nem admitiam serviço militar e deviam levar uma vida modesta e modelar (testemunha de Jeová).
       OS MORESCHIKI: auto-imoladores (SicheSelbst-Ausofernde) divididos em dois ramos: OS SKOPZI: eunucos (Selbstvertuemmlung) que recomendavam o extermínio de todos os apetites sexuais e o amortecimento de qualquer sentimento erótico, através da castração através da narcotização com tesoura ou ferro em brasa e a amputação dos seios das mulheres. Para eles Deus determinou a procriação do gênero humano, não por união sexual, mas através de "beijos santos" (Heiligeküsse), um segredo para eles. Admitiam batismo com circuncisão , mediante tesoura, ou batiso de fogo com ferro em brasa, na exterminação de órgãos sexuais, segundo Mateus 5.28-30; 19,12 e apocalipse 14.4. Também ordenavam abstinência de bebidas alcoólicas, carne e fumo.
         OS SCHABOPUTI OU SCHALAPUTI: muitos dentre os cassacos russos, rejeitavam o Velho Testamento e os Sacramentos, negavam a ressurreição, criam num continuo derramamento do Espirito Santo sobre seus "Profetas", quias ou lideres; adotavam completa abstinência de bebidas alcoólicas  e permaneciam em continuas orações e jejuns.
            OS SHLISTOWTSCHINI: os autoflageladores (Sich-SelbstGeiselnde oder Stumme). Os que com ou por meio de todos os martírios não dessem sinais de sofrimento ou gemido.
          OS MALAKANEM: lactófagos, comedores de leite (Milchesser) que durante o tempo quaresmal consumiam leite, contra o rito da igreja Ortodoxa. (Os ortodoxos não comiam nada de leite durante a semana de jejum, semanas antes da páscoa). Rejeitavam qualquer unção com óleo, crisma ou unção sacerdotal. Aceitavam somente unção espiritual pela doutrina da Cristo. Batismo e Santa Ceia eram simples purificação espiritual pelo Evangelho.
         Todas essas seitas originaram-se de autores leigos, com pouca instrução ou formação teológica pobre. Resultaram da mescla de misticismo com crendices da Igreja Ortodoxa ou pela falta de guias espirituais capacitados. Uma mistura de teosofia, misticismo, crendices e influências produzidas por circunstâncias ambientais, sociais e em parte politicas daquele tempo ajudou a proliferação de muitas crenças. Felizmente essas seitas nunca procuraram fazer procélitos entre as congregações organizadas e atendidas pelos pastores luteranos. Assim os nossos antepassados foram pouco ou nada afetados por essas seitas. Mas nós também devemos conhecer algo da situação espiritual daqueles povos e tempos que cercavam os teuto-russos, (Russ-Deutsche), ou (Deutsche-Russen), gente de nossos ancestrais.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...