A vida religiosa dos teuto-russos (Parte 2)

SEITAS RELIGIOSAS NA RÚSSIA:

            A impressão que se tem a respeito da vida religiosa dos povos da Rússia é de que os povoados e vilas se compunham apenas de luteranos, poucas congregações católicas romanas e alguns aglomerados batistas. Nas cidades e grandes centros a igreja grega ortodoxa era dominante. Mas não era assim, pois na grande Rússia havia lugar para muitas facções religiosas e seitas.


OS RASCOLNIKI: cismáticos radicais (Abtruenige) subdividido em vários grupos, classe e ramos. Isso sempre acontece quando não há uma consolidada base doutrinária firmada na Bíblia, e torna inconsistente a base doutrinária por causa das interpretações e opiniões errôneas de certos lideres. Essa facção recebeu influências do niilismo francês formado mais tarde o “Stock” dos rascolniki na implantação do comunismo marxista na Rússia.


OS STAROWERZI: conservadores (Altglaeubige) que sustentavam impertinentes as antigas formas de liturgia. Consideravam pecado: cortar ou raspar a barba, fumar tabaco, tomar café ou chá; deviam manter sobriedade no vestir, usar roupas mais simples e sem ornamentos. Eles eram comedidos em tudo na vida asbtendo-se de muitas coisas insignificantes. Dentro deste grupo havia outros ramos e divisões.

OS JEDINOWERZI: Indiferentes (Gleichglaubige) na doutrina e na pátria. Os mais ortodoxos divergiam da doutrina pura, reconheciam o sacerdócio na igreja e eram os menos divergentes. Aceitavam o que vinha da igreja mas se afastavam de certas cerimônias religiosas, nas tradições e nas instituições civis. 

OS STAROVBRADZI: tradicionalistas (Anhanger der Alten Gebrauche), conservadores no uso de cerimônias antigas, retrógrados e inimigos de inovações.

Continuação...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...