História, fantasias e sonhos da Família Figur


PRÓLOGO: “Prejuízos materiais podem ser recuperados; dores morais, o tempo remedeia, só um dano é irreparável: quando o homem se perde a si mesmo”. John Müller- Em memória aos nossos antepassados! Para estímulo nosso! Para o bom da nossa pátria (família) = Lema de 25 de Julho.
            Povo e família que não tem história estão definhando e prestes a desaparecer!
            A família que não cultiva a sua tradição ou sua genealogia está mal constituída e tem algo falho na sua estrutura; é um lar sem consistência; cada qual vive por si e o egoísmo não permite uma interligação do clã.
            Ora, se o povo de Israel teve que observar e guardar sua genealogia das doze tribos teve seu motivo para provar e demonstrar, de fato, a promessa de que o salvador deveria nascer da tribo de Judá. Mesmo depois do nascimento de Jesus, as tribos israelitas continuaram a manter a genealogia das tribos da família.

            Se Deus mesmo constituiu a formação de povos e nações com a confusão das línguas na Torre de Babel, ele quer que existam nações e línguas diferentes. Mas isso não quer dizer que famílias e clãs não possam ser absorvidas ou desaparecer dentro de outros povos e nações.
            São duas coisas sempre a considerar: 1º) Uma de que as ondas migratórias devam ser mera e simplesmente absorvidas pólos povos hospedeiros sem receber qualquer influência benéfica ou recomendável. 2º)  De outro lado os imigrantes não poderiam manter fanaticamente a sua cultura, seus costumes e características originais mantendo-se como elementos estranhos ou até antagônicos à nova sociedade. A moldagem e adaptação deveriam convergir de modo que tanto o elemento adventício como o hospedeiro aproveitassem o melhor de um e de outro resultando tudo em progresso e em uma pacifica convivência.
            A história da FAMÍLIA FIGUR, ainda que incompleta e reduzida, confirma e exemplifica o anteriormente afirmado. Se Deus falou aos israelitas, Deut 37.7 “Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos e eles te dirão.”
            O que seria hoje do mundo se ninguém tivesse anotado ou transmitido, tanto oral como por escrito, fatos, acontecimentos e histórias dos povos? Como se poderia tirar lições e ensinamentos do passado, orientar as gerações atuais e futuras, evitar empreendimentos e atos desastrosos e, ao mesmo tempo, imitar atitudes e vivências dignas e estimulantes moral eticamente?
            Ainda que a FAMÍLIA FIGUR tivesse pouca importância política e social e momentos de obscuridade, sempre existiram fatos significativos no ambiente de convívio que a tornam memorável, digna de ser lembrada e enaltecida por todos que a constituem e se relacionam com ela.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...